Última atualização em 25/04/2024 02:15
A+ A-

Discussão: PPA - Plano Plure Anual do Municipio de Nazare do Piauí 2022 -2025

A Prefeitura de Nazaré do Piauí lançou convocação da população em geral para participar da elaboração do PPA – Plano Plurianual 2022/2025, em 2021, disponibilizando o site oficial através da ouvidoria espaço onde você possa deixar sua opinião http://transparencia.nazaredopiaui.pi.gov.br/e-sic/fale-conosco para mais informações. 

O Plano Plurianual, mesmo desconhecido por grande parte da população, determina as prioridades de gastos orçamentários. Sendo assim, o PPA possui grande peso e impacta diretamente o cidadão e a forma como suas demandas serão priorizadas e atendidas.

O que é exposto e delimitado neste Plano Plurianual servirá como base para formulação de outros dois planos orçamentários: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo que estas devem seguir por completo aquilo que foi planejado e priorizado pelo PPA.

Apos recebidas as sugestões da população para a devida aplicação dos recursos. A prefeitura realizara uma audiência pública para apresentação e discussão de metas e objetivos, estimar receitas e despesas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), visando os anos de 2022/2025. O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos.

O PPA é elaborado no primeiro ano de gestão, sendo válido para os três anos do atual prefeito e para o primeiro ano da próxima gestão. O objetivo do plano é organizar as ações, atividades e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da população. Na ocasião, o contador apresentara os números de receitas e despesas do município, apontando uma projeção para aumento em perceptual % ao ano na receita municipal até o ano de 2025.

Esse é um compromisso da atual gestão do Prefeito Raimundo Nonato Costa. Compromisso de uma gestão responsável com os recursos orçamentários.

Um dos objetivos da importância da participação popular na elaboração do PPA é a respeito da pandemia, o que ocasionou uma estagnação na arrecadação municipal. No entanto, foi ressaltado que conforme a população for vacinada e os serviços voltarem em condições normais, os números tendem a melhorar.

Apos sua formulação o PPA será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, onde os parlamentares farão a análise dos objetivos orçamentários apontados. Em caso de aprovação, será determinado prazo de devolução ao executivo.